Dificuldade na concessão de Aposentadoria Rural?
Listamos alguns documentos que podem ser aproveitados no seu processo.
Para averbar o tempo rural é necessário a autodeclaração rural e o indício de prova material (documentos que comprovem atividade rural).
Se você está com dificuldade de provar o tempo de trabalhado rural por falta da documentação exigida, separamos alguns documentos rurais “diferentes” que podem facilitar a concessão da Aposentadoria Rural.
- Carteirinha do INAMPS: Normalmente tem o carimbo de “trabalhador rural” na carteirinha;
- Ficha de Atendimento Hospitalar: Caso alguém do grupo familiar tenha frequentado o hospital, pode ter a ficha, constando endereço rural e/ou profissão;
- B.O.: Questione o cliente se alguém da família fez algum B.O. antigamente, pois certamente constará dados da propriedade rural ou a profissão;
- Certificado de Cidadão Honorário: Se a família chegou em região rural pouco desenvolvida, pode ser que a prefeitura tenha dado um título de honraria, constando endereço e função rural;
- Certidão de Casamento de algum vizinho: Caso alguém da família tenha testemunhado o matrimônio, irá aparecer na certidão o nome dele e a profissão.
- Carteira do Sindicato Rural;
- Certidão de Casamento;
- Certidão de Nascimento de Filhos;
- Notas Fiscais de venda de mercadorias;
- Documento de propriedade rural;
Enfim qualquer prova material que sirva para provar a atividade rural
Nós do Escritório Goelzer & Medeiros Advogados disponibilizamos de serviços para facilitar sua jornada para a tão sonhada aposentadoria:
- Cadastro de senha no INSS
- Contagem de tempo de contribuição
- Análise previdenciária
- Planejamento previdenciário
Somos um escritório especializado em direito previdenciário, qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp (51) 98481-8737 ou pelo telefone (51) 36271658.
Nosso escritório fica localizado na Avenida Osório, 839, sala 03.
Imbé – RS, mas trabalhamos pra todo o estado do RS.