O que é a atualização do CNIS?
Primeiramente o CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais da Previdência Social. Nele contém informações de todos os vínculos empregatícios e todas as contribuições efetuadas, para que o segurado do INSS tenha acesso a benefícios como a aposentadoria e auxílio-doença.
A atualização do CNIS é o momento em que o segurado pode corrigir os dados cadastrais e de contato, além de atualizar a atividade nos casos de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, facultativo ou Segurado Especial.
A melhor forma de fazer a atualização do CNIS é através do portal meu INSS. Pois, desse modo, você consegue consultar, atualizar e acompanhar o seu extrato previdenciário. Caso o segurado queira fazer alguma alteração é necessário reunir a documentação correspondente ao período que não consta. Pois, o INSS só vai aceitar essa atualização mediante comprovação das informações.
Seguem alguns documentos que servem como comprovante de diferentes informações para atualização do seu cadastro CNIS: Carteira de trabalho; Holerites; Imposto de renda; Guias de contribuição, como a DAS utilizada pelos microempreendedores; Carnês de contribuição à Previdência Social; Extrato do FGTS; Fichas de registro empregatícios, entre outros.
Então, na dúvida, você pode consultar um Advogado Especialista em Direito Previdenciário para que ele indique a melhor forma de comprovar o período e já aproveitar para analisar o tempo que falta para uma eventual aposentadoria.
Nós do Escritório Goelzer & Medeiros Advogados, somos especializados em direito previdenciário e, qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp (51) 98481-8737 ou pelo telefone fixo (51) 3627-1658.
Nosso escritório fica localizado na Avenida Osório, n 906, nas salas 03, 04 e 08, Imbé – RS, mas trabalhamos para todo o estado do RS e SC.