Período de Graça: Saiba como funciona o período de graça do INSS
O período de graça do INSS é aquele em que o segurado não está contribuindo mensalmente para o INSS, porém continua com a qualidade de segurado, permanecendo o seu vínculo.
Período esse, que pode variar entre 6 e 36 meses, o mais comum é a concessão de 12 meses para os segurados obrigatórios nos casos de demissão, ou após a cessação do benefício de auxílio doença, ou até mesmo, após a soltura do segurado recluso.
Este prazo pode ser prorrogado por mais 12 meses, chegando ao total de 24 meses de período de graça, caso o segurado, após parar de ventilar contribuições, fique em situação de desemprego.
Caso o segurado tenha efetuado 120 meses de contribuição anteriormente, sem sua perda da qualidade de segurado, seu período de graça é de 24 meses.
O segurado pode chegar ao máximo de 36 meses, sem contribuir e mesmo assim manter sua qualidade de segurado, para isto ele precisa além de ficar desempregado após sua última contribuição, ele deve ter também contribuído pelo prazo se 120 meses anteriormente.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como solicitar, entre em contato com a gente que iremos esclarecer pra você.]
Nós do Escritório Goelzer & Medeiros Advogados, somos especializados em direito previdenciário e, qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp (51) 98481-8737 ou pelo telefone fixo (51) 3627-1658.